Fevereiro 2010

QUINTA-FEIRA, 25

21h30

A Fabula Urbis e a editora Apenas Livros apresentam dois livros de cordel da colecção «Os Vicentes», dirigida por Margarida Almeida Bastos e dedicada à cidade de Lisboa.

 

A Praça e o Monumento dos Restauradores. Contributos para a Sua História, de Maria João Pacheco Ferreira.

Incluindo algumas fotografias inéditas da construção e da inauguração do monumento, esta obra historia, pela primeira vez, o processo decisório, os projectos e a evolução da famosa praça lisboeta até ao momento actual.

 

Jóias Imperceptíveis em Portas de Lisboa. Aldrabas, Batentes e Puxadores nas Casas de Catorze Personalidades da Cultura Portuguesa, de Luís Filipe Maçarico.

Ilustrando cada uma das catorze portas que estudou, o autor, antropólogo, proporciona-nos uma lição sobre educação do olhar, sobre patrimónios «pequenos» e «invisíveis», sobre a incúria quotidiana de todos nós.

(ed. Apenas Livros)

A colecção «Os Vicentes» tem por objectivo levar os leitores a descobrir épocas diferentes da cidade de Lisboa, revelando aspectos incomuns e, por vezes, insólitos, cruzando áreas como a História, a Antropologia, a Arqueologia, a BD, a Música e todas as outras que fazem de um aglomerado populacional um tecido vivo e vibrante.

AGENDA