Março 2007

 

QUARTA-FEIRA, 21

19h00 - Exposição de Fotografia

ADELINO CHAPA

Entre a Sé e São Vicente

 

O FOTÓGRAFO

CHAPA é nome que bem assenta a um fotógrafo.
ADELINO Manuel Valério CHAPA, nasceu a 1 de Agosto de 1961, em Vendas Novas.
Desde 1978 que vive para a fotografia de forma constante e dedicada, como impressor, fotógrafo industrial e repórter fotográfico.
Os ensinamentos e estímulo directo do mestre Augusto Cabrita enformaram-lhe o percurso autodidacta. Henri Cartier Bresson, Robert Capa e a Agência Magnum influenciaram a sua forma de ver o mundo e fomentaram o amor pela reportagem. Sebastião Salgado confirmou-lhe a fotografia como bandeira política e social. Colaborador regular da imprensa regional, como o extinto jornal Gazeta de Palmela, ou o Jornal da Região e Jornal do Pinhal Novo, tem, desde 1995, presença constante na maior parte das publicações e exposições da Câmara Municipal de Palmela, assim como em diversas publicações locais e regionais.
Agora, em Lisboa, na FABULA URBIS, uma oportunidade para descobrir a fotografia do CHAPA, numa colecção extraída de um percurso “entre a Sé e S. Vicente”

Outros olhares em www.bloguite.blogspot.com

 

 

21h45 - Recital de Poesia

TERESA LIMA

Voz

 

Licenciada em Filologia Românica, fez o curso de Arte de Dizer do Conservatório de Lisboa e o Curso de Formação de Actores da Comuna-Teatro de Pesquisa.
Como bolseira do Conselho da Europa, frequentou cursos de voz em França, Bélgica e Suíça.
Como actriz, trabalhou em diferentes Companhias, nomeadamente, Comuna, Novo Grupo e O Bando.
Como professora ou directora de actores, trabalhou com vários encenadores, como Fernanda Lapa, João Brites, Ricardo Pais e Rogério de Carvalho, entre outros.
Actualmente é professora de voz em escolas de teatro e trabalha com o actor João Grosso na concepção e realização de recitais de poesia.
Faz parte da Direcção Artística d’O Bando, sendo responsável pela oralidade de todos os espectáculos desta Companhia.

 

RUI PINHEIRO

Piano

 

Obteve diversos prémios em concursos nacionais.
Concluiu o Curso Superior de Piano e C.E.S.E. na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do I.P.P., com os professores Fausto Neves e Pedro Burmester.
Entre 1998 e 2001 frequentou a Academia Ferenc Liszt de Budapest, onde estudou piano com Lászlo Baranyay e Música de Câmara com Németh Géza e Sandor Dévich (Quarteto Bártok).
Frequentou outros cursos de piano e música de câmara, com Sequeira Costa, Dmitry Paperno, Edson Elias, entre outros.
Frequentou cursos de direcção de coro e orquestra em Portugal, Hungria e Inglaterra.
Dirigiu várias óperas e concertos, efectuando gravações em estúdio e ao vivo, como maestro ou pianista.
Foi professor assistente do Curso de Regência e Prática Orquestral da Oficina de Música de Curitiba (Brasil). Exerceu também actividade docente em várias instituições, como a Escola Superior de Música do Porto.
Actualmente lecciona Piano e Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e Correpetição e Acompanhamento na Academia Nacional Superior de Orquestra, da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
É Maestro Titular da Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa.

voltar

 

FABULA URBIS

 

FABULA URBIS