Julho 2007

 

QUINTA-FEIRA, 12

21h30

JORGE CRESPO

fala sobre o fenómeno do

Futebol

Jorge Crespo

Professor catedrático jubilado da FCSH-UNL.
Fundador e coordenador científico do Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa e director da Arquivos da Memória.
Dirigiu, no CEEP, os projectos de investigação Resistência e agitação no contexto rural português, 1926-1974, com Fernando Rosas, e Memórias e identidades profissionais: reprodução de sistemas sócio-técnicos.
Director da FCSH entre 1996 e 2006. Presidente da Comissão Científica e Coordenador do departamento de Antropologia entre 1989 e 1992. Presidente da Associação Portuguesa de Antropologia entre 1991 e 1993.
Actualmente, lecciona, na FCSH-UNL, os seminários Cultura e Política (no Mestrado em Antropologia, Poder e Identidade), História e Teoria do Património (Mestrado em Património) e Práticas e Representações do Corpo (Mestrado em Estudos sobre a Mulher).

Director da Arquivos da Memória, fundou e dirigiu a revista Ludens. Pertenceu ao conselho directivo da Revista de História Económica e Social e ao conselho consultivo da Ethnologia.
Publicou, entre outras obras, A História do Corpo, Col. Memória e Sociedade, Ed. Difel, Lisboa, 1990, O Corpo em Jogo no Ocidente Medieval, O Corpo e o Gesto na Civilização Medieval, Edições Colibri e Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2005, O Corpo na Sociedade Actual, Anatomias Contemporâneas. O Corpo na Arte Portuguesa dos anos 90, Ed. Câmara Municipal de Oeiras, 1997, As Ciências do Desporto e a Diversidade das Culturas, Ágora - Revista Crítica de Desporto e Educação Física, n.º 2, Universidade de Coimbra, 1995, A Civilização do Corpo em Portugal no séc. XIX, Actas X Encontro de Professores de História da Zona Centro, Aveiro, 1993, Perspectivas de espaços para a prática do desporto para todos: uma proposta para Portugal, Actas do Congresso Europeu Desporto para Todos. Os Espaços e os Equipamentos Desportivos, Câmara Municipal de Oeiras, 1992, A Educação Física em Portugal. A Génese da Formação dos Professores, Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, n.º 1, O Jogo - Uma vivência regeneradora, A Memória da Nação, Ed. Sá da Costa, Lisboa, 1991, O Espírito Desportivo: A génese da ideia, Actas do Seminário Internacional Espírito Desportivo, Câmara Municipal de Oeiras, 1990, A Interdisciplinaridade nas Ciência do Desporto, Actas do I Congresso Científico Luso-Espanhol de Atletismo, Ed. F.P.A., Lisboa, 1988, A Civilização do Jogo. As transformações do elemento lúdico em Portugal (sécs. XVIII-XIX), Revista de História Económica e Social, n.º 25, 1988, Os Jogos de Fortuna ou Azar em Lisboa, em finais do Antigo Regime, Revista de História Económica e Social, n.º 8, 1981, Para uma Sociologia da Cultura. O associativismo desportivo em Portugal, Ludens, vol. 2, n.º 4, 1978.
Participou em comissões científicas ou organizadoras de numerosos encontros científicos, nacionais e internacionais, com destaque para o Inter-Congresso da IUAES, 1990, e para o I Congresso da Antropologia em Portugal, 1993. Realizou mais de uma centena de conferências, comunicações e participações diversas em encontros científicos, nacionais e internacionais.