Fevereiro 2013

Domingo, 17

18h30

RECITAL

DUO LERUS

ANDRÉ CASTILHO / DUARTE LAMAS

com o apoio de

Passacaglia BuxWV 161 – D. Buxtehude
Orig. orgão
Trans. Tilman Hoppstock

Arte da Fuga – J.S. Bach
Contrapunctos I

Trans. Tilman Hoppstock

Fantasia op.54 bis – Fernando Sor

Sonatina Canónica op.196 – Castelnuovo-Tedesco

Sonata Fantasia – Dusan Bogdanovic

Nascido em 2007, este projeto de música de câmara junta André Castilho e Duarte Lamas num duo musical com vários concertos já realizados, dentro e fora da grande Lisboa. Em 2010, o Duo Lerus gravou a peça “Along the river”, de Marcos Vinicius, para o disco “Playing Marcos Vinicius”.

O Duo de guitarras é um dos grupos de câmara mais fortes a envolver este instrumento, pois tem um vasto repertório original de obras que vão do período clássico aos dias de hoje. Para além do repertório original, esta formação permite um grande número de arranjos e transcrições. No seu reportório, o Duo Lerus procura explorar não só algumas das mais importantes obras de proeminentes compositores do século XX e XXI - como Joaquin Rodrigo, Castelnuovo-Tedesco ou Bogdanovic -, mas também obras do período clássico e romântico de compositores - guitarristas que marcaram este período (Sor, Giuliani, etc…).

O Duo pretende explorar também o período barroco, executando arranjos de obras para duas guitarras, cujos originais são maioritariamente para tecla - desde sonatas para cravo de Scarlatti, até obras para órgão de Buxtehude e obras de Bach.    

As guitarras de pinho, tocadas pelos dois músicos, são da autoria do construtor grego Alkis Efthemiadis .

AGENDA