Agosto 2011

SÁBADO, 6

19h00

RECITAL

JOÃO LEOPOLDO

O músico, pianista e compositor João Leopoldo, por muito tempo trabalhou em dramaturgia escrevendo peças, actuando, e principalmente, fazendo música para espectáculos teatrais. Este aspecto cénico imprimiu características peculiares às suas composições, fazendo despontar um projecto diferente e criativo.
Influenciado pela vanguarda paulista do início dos anos 80 e por artistas como Walter Franco, Eduardo Dussek, Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Luis Tatit e Cida Moreira, João Leopoldo tem como principal alicerce criativo o estilo recitativo.

O seu projecto musical “Ideia Nova Ideia Velha” nasceu há três anos com o intuito de causar ao público um universo de sensações, evidenciadas por projecções de imagens num telão produzido pelo videomaker Juca Mencacci, que enfatizam os temas e o desenvolvimento das letras.

O seu mais recente trabalho “Cabeça Madura” lançado em Abril deste ano, na mostra de cinema surrealista de Alejandro Jodorowsky, foi um sucesso junto do público e da crítica, seguindo a linha do formato surrealista na sua concepção artística. O músico explora a concepção música-teatro e o surrealismo sonoro, marca registada do seu trabalho, incorpora novas influências da literatura fantástica, anterior e do inicio do século XX.
Autores como Hoffmann, Ítalo Calvino, Gérard de Nerval, Edgar Allan Poe, entre outros, estão presentes de forma indirecta nas letras apresentadas.
Nessa atmosfera teatral, o músico conduz o espectáculo, num universo cheio de simbolismo, trazendo de forma leve e bem humorada temas que fazem o público reflectir e deixar-se levar pelo fantástico mundo do “Absurdo”.

ver mais em

http://www.myspace.com/joaoleopoldo

AGENDA