Abril 2018

Domingo, 8, às 18h00

Lançamento do livro

(ed. Vttoria Iguazu)

Tancredi, il Napolitano

de

Paola D'Agostino

apresentação de

Manuel Simões e Clelia Bettini

 

PAOLA D’AGOSTINO nasceu em Itália em 1975 e desde 2000 vive em Lisboa. É autora dos livros Largo das Necessidades (2006), Este Frio e Outras Histórias de Amor (2011), ambos editados em Portugal pela Fenda, Dançam; Dançam (em co-autoria com Marta Navarro) e Catar Catataus (Douda Correria, 2015). Tem textos publicados em revistas e antologias em Itália, Portugal, Alemanha, Brasil.

CLELIA BETTINI é doutorada em Literaturas Comparadas pela Universidade de Siena. Foi bolseira post-doc pela FCT no Centro de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, onde leccionou também Língua, Linguística e Literatura Italiana até 2013. É autora de uma monografia dedicada à obra de José Cardoso Pires, e traduziu literatura e ensaio a partir e em diferentes idiomas.

MANUEL SIMÕES nasceu em Jamprestes (Ferreira do Zêzere) em 1933. Poeta, crítico literário, ensaísta, tradutor, jornalista, blogger, foi um dos fundadores da colecção (depois editora) "Nova Realidade" (1966) e pertenceu à redacção da revista "Vértice" (1ª. série) entre 1967 e 1969. Viveu em Itália desde 1971 até se jubilar, ensinando Língua e Literatura Portuguesa nas Universidades de Veneza e Florença. Traduziu Gramsci, Pasolini, Montale e Quasimodo, entre outros. O seu mais recente livro é O Fluir do tempo. Poesia Reunida (Edições Colibri, 2015).

Agenda..