Maio 2015

SÁBADO, 23

18h00

apresentação do livro

CARTAS SOBRE A DANÇA E SOBRE OS BAILADOS

pelo Mestre de Dança

VICENTE TRINDADE

A tradução e edição portuguesa, por Vicente Trindade, das Cartas sobre a Dança e sobre os Bailados, de Jean-Georges Noverre, publicadas, pela primeira vez, em Lyon, em 1760, obra de relevante significado para a cultura europeia e mundial, revela-se de grande importância no panorama cultural nacional e no das Artes do Espectáculo e da Dança.
Jean-Georges Noverre  (1727-1810) destacou-se pela renovação de conceitos estéticos na representação teatral. A sua acção como teórico da dança ficou expressa nas suas coreografias, tendo influenciado sucessivas gerações até à actualidade.
A UNESCO instituiu o dia 29 de Abril, data do seu nascimento, como Dia Mundial da Dança.

VICENTE TRINDADE

 

Diplomado em Dança pelo Conservatório Nacional, iniciou a sua carreira artística em Portugal, tendo dançado em diversas companhias no estrangeiro onde interpretou grande parte dos bailados do reportório Académico-Clássico e Contemporâneo. A sua passagem pela Companhia Nacional de Bailado ficou marcada pela interpretação de papéis de composição.

Manifestando, desde muito cedo, interesse pela História da Dança e após ter efectuado estudos especializados com professores de reconhecido mérito mundial, dedica-se ao estudo e à investigação das chamadas Danças Históricas ou Pré-Clássicas.Em 1985, fundou a Academia de Dança Antiga de Lisboa, que dirige e onde exerce a função de Mestre de Dança.
Foi Director de Cena, Mestre de Dança e Movimento no Teatro Nacional de S. Carlos, professor de Dança Histórica e Dança de Carácter no Centro de Formação de Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e professor das disciplinas de História da Dança e Dança Histórica na Escola Técnica de Profissionais de Bailado.

É fundador e director da Academia de Dança Antiga de Lisboa.

http://adalisboa.com/index.php?text_id=1

agenda