Maio 2007

 

QUINTA-FEIRA, 24

21h30

 

Apresentação do livro de

SUSANA SILVA

Identidades e Narrativas Sem-abrigo ( ed. EDUCA / UI&dCE)

em diálogo com FILOMENA MARONA BEJA

autora de A Sopa ( ed. ÂMBAR)

 

 

 

 

 

 

 

SUSANA PEREIRA DA SILVA nasceu no Porto em 1962. É licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior Técnico. Actualmente frequenta o Curso de Doutoramento na área de Formação de Adultos e é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os seus interesses de investigação situam-se no âmbito das vivências dos sujeitos e grupos em situação de risco e, também, na análise crítica tanto das respostas de organizações não governamentais quanto das políticas públicas relativas à sua socialização.

 

Identidades e Narrativas Sem-abrigo, dá conta do estado actual de uma investigação, ainda longe do seu termo, e que incide sobre os processos de socialização e de aprendizagem de pessoas adultas numa situação de “sem-abrigo”. Parte substancial da narrativa é ocupada por uma síntese de entrevistas a sujeitos que vivem ou viveram na rua.

 

 

 

 

 

 

 

FILOMENA MARONA BEJA nasceu em Lisboa, em 1944.
Licenciada pela Faculdade de Ciências da U.C.L., desde 1970 que trabalha em documentação técnico-cientifica (área da Arquitectura e Construção escolares).
Participou em trabalhos de investigação, e é autora de vários trabalhos desta especialidade.

Começou a publicar ficção em 1998, com o romance As Cidadãs (Lisboa, Cotovia).

Seguiram-se: Betânia. (romance, Lisboa, Cotovia.,  2000); A Sopa (romance, Porto, Âmbar, 2004), Grande Prémio DST, 2006, de Literatura; A Duração dos Crepúsculos (romance, Lisboa, Dom Quixote, 2006) e A Cova do Lagarto: romance de Duarte Pacheco (Lisboa, Sudoeste Editora, 2007)

Tem para publicar, em Maio de 2007, o conto com que participa na Antologia Histórias em Língua Portuguesa,  Um Monte de Livros no Chão (Porto, Âmbar, 2007).