Setembro 2011

Inaugura quinta-feira, dia 1, às 18h00, patente até 30 de Setembro

TELMO ALCOBIA

Gravura / Desenho

VULPES ET CORVUS

Vulpes et Corvus é um projecto de ilustração realizado por Telmo Alcobia para a Fabula Urbis, como um livro de artista de tiragem limitada. A identidade múltipla deste objecto é contradiada por cada gravura, distinta das restantes originárias da mesma matriz. Nesta exposição apresentamos, além dos livros, vários elementos do processo de gravura como esboços, provas de impressão, os linóleos e a própria prensa.

Na sala principal apresentamos um conjunto de serigrafias do artista, realizadas com base num mapa de Lisboa. Essa imagem foi alterada livremente para representar uma cidade nova, ficcional. Ele usou critérios estéticos para uma demolição e reconstrução, somente considerando a vista aérea. 

Quando a perspectiva é afastada, as decisões sobre a vida das pessoas remetem-se a números, traços, e evitam-se os escrúpulos. Aquilo que podemos notar nestes trabalhos é que não se foge da nossa própria noção do que é uma cidade. O artista tem uma grande ligação a Lisboa, e acha que até em outros dos seus mapas se encontram muitas das características desta cidade.

Telmo Alcobia nasceu em Lisboa, em1980. Licenciado em Pintura e Mestre em Desenho, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Encontra-se representado em colecções particulares, na Fundação António Prates, na FBAUL, na Câmara Municipal de Lisboa, no Centro Nacional do Voluntariado, e tem vários trabalhos integrados na arquitectura das Torres Campo Grande, Lisboa.
Expõe desde 2001, em vários locais de Portugal, assim como Espanha, França e Alemanha. Actualmente trabalha com a Galeria António Prates, ArtElection e o Centro Português de Serigrafia.

exposições..