Julho 2012

domingo, 22

WORKSHOP

Elementos básicos de engenharia do papel e Pop-ups

Formadora: Catarina Leitão
Número de participantes: 9
Horário: 11h00 -18h00
Inscrições: Fabula Urbis
fabula-urbis@fabula-urbis.pt
351 21 888 50 32 (10h00-14h00/15h00-20h00, todos os dias)

No curso de seis horas, os participantes terão contacto com técnicas básicas que permitem a criação de estruturas pop-up (livros tridimensionais). Numa primeira abordagem introduziremos o processo com dobragens e cortes simples sem cola, que será seguida da exploração de estruturas que produzem movimento; de construção mais complexa e com colagem.
Posteriormente, daremos início à construção de sólidos que se fecham e dobram entre as páginas, erguendo-se com a abertura das mesmas. Durante este processo os participantes vão explorar a relação entre diversos elementos gráficos nos vários planos e a sua correspondência com o conjunto tridimensional.
 As técnicas e elementos introduzidos ao longo deste workshop constituem um excelente conjunto de ferramentas para posterior desenvolvimento, possibilitando e facilitando pesquisas autónomas por parte de cada um dos participantes.

Materiais necessários:

Papel A4 de 160gr e 220gr **
Dobradeira (osso, sintética ou teflon)
Cola em stick
X-acto e lâminas
Placa de corte, ou semelhante para cortar papel com x-acto
Tesouras
Régua de metal
Lápis
Esquadro
Fita-cola
Compasso
Materiais riscadores para desenhar (para ensaiar a relação da parte gráfica com a tridimensional)

Catarina Leitão é licenciada pela FBAUL e concluiu um mestrado em artes plásticas na CUNY, Hunter College University of New York. No seu trabalho plástico, a artista tem vindo a desenvolver trabalho sobre papel, a duas e três dimensões, em instalações e livros de artista. Em 2007 e 2008 foi artista residente no Center for Book Arts em Nova Iorque, onde desenvolveu a sua pesquisa em engenharia do papel e pop-ups.  É membro da Oficina do Cego Associação de Artes Gráficas, em Lisboa, com quem tem vindo a colaborar na condução de workshops.
Do trabalho de Catarina Leitão destacamos “A.R.D. Artificial Retreat Devices (2001)”, “Survival Systems – Urban Action Catalog 2003/2004”, “Weatherproof” (2007), “Uplift” (2008), “Invasive Species” (2010) e Systema "Naturae" (2012), que entendemos serem os mais importantes no corpo de uma pesquisa que, girando em torno dos conceitos de portabilidade e nomadismo, encontra no formato do livro um campo fértil e um meio eficaz de exploração destas ideias.
www.catarinaleitao.net

AGENDA