Outubro / Novembro 2012

WORKSHOP

ESCREVER LISBOA

Escrita criativa de não-ficção

Escrever Lisboa
Workshop de Escrita Criativa de Não-Ficção
com
Susana Moreira Marques

Horário:Terças-feiras, 9, 16, 23, 30 de Outubro e 13 de Novembro, das 19h às 21h
Preço: 90 Euros + IVA

Inscrições: Fabula Urbis
fabula-urbis@fabula-urbis.pt
351 21 888 50 32 (10h00-14h00/15h00-20h00, todos os dias)

Objectivo: Aproximação à escrita de não-ficção e jornalismo literário. Cada participante irá concluir um texto, com o mínimo de 8 mil caracteres e o máximo de 35 mil, de alguma forma relacionado com a cidade de Lisboa.

Público alvo: jornalistas, estudantes de jornalismo, pessoas interessadas em explorar Lisboa através da escrita, qualquer pessoa que goste de escrever.

Sessão 1
Leitura e discussão de textos de não-ficção, de autores estrangeiros e portugueses. O uso de técnicas da ficção para contar a realidade. O que é uma boa história. Exercício prático de escrita.

Sessão 2
O trabalho de campo. As entrevistas. O ângulo da história. Discussão de ideias para o trabalho final. Exercício prático de escrita.

Sessão 3
A personagem. O cenário. A personagem no cenário. A relação do autor com a personagem e o cenário. Escolha da história para o trabalho final. Discussão de estratégias de trabalho para cada participante. Exercício prático de escrita.

Sessão 4
Discussão dos materiais recolhidos pelos participantes. Ferramentas para a construcção do texto. Leituras de trabalho em progresso.

Sessão 5
Leitura e discussão dos trabalhos finais. Como “vender” a história a um jornal ou a uma revista.

Susana Moreira Marques (Porto, 1976) é jornalista freelancer e colabora com o jornal Público e o Jornal de Negócios.
Entre 2005 e 2010 viveu em Londres, onde foi correspondente do Público e trabalhou para o serviço de português da BBC World Service.
De entre os prémios de jornalismo que já recebeu, os mais recentes, recebidos em 2012, são: o Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença e o Prémio Direitos Humanos e Integração, atribuído pela Unesco e o Gabinete para os Meios de Comunicação Social.
O seu primeiro livro, “Agora e na Hora da Nossa Morte”, editado pela Tinta da China e a Fundação Calouste Gulbenkian, sai em Outubro de 2012.
Vive em Lisboa com o companheiro e a filha.

AGENDA